quinta-feira, 5 de junho de 2008

O que é upstream, midstream e downstream???

A indústria petrolífera divide-se em três áreas de atuação, são elas: Upstream, Midstream e Downstream.

A fase Upstream caracteriza-se pelas atividades de busca, identificação e localização das fontes de óleo, e ainda o transporte deste óleo extraído até as refinarias, onde será processado. Resumindo, são as atividades de exploração, perfuração e produção.

A fase Midstream é a que as matérias-primas (hidrocarbonetos) são transformadas em produtos prontos para uso específico (gasolina, diesel, querosene, GLP, nafta, óleo lubrificante, ...). São as atividades de refino.

Downstream é a fase logística, ou seja, o transporte dos produtos da refinaria até os locais de consumo. Resume-se no transporte, distribuição e comercialização dos derivados do petróleo.

Qualquer dúvida, estou a disposição...

Um Abraço a todos, fiquem na pazzz...

8 comentários:

Unknown disse...

O meu professor pediu para fazer um projeto desde o inicio das atividades DOWNSTREAM até o consumo final.

Como terei que fazer isso ?

Obrigado desde já!

Renata Charlene disse...

uito bom .. procurei tanto na net e a sua definiçaõ foi a mais cabível...
parabéns

rodrigo disse...

bom dia,tenho que fazer um trabalho de UPSTREAM vc tem algumas dicas para me passar ou tem uma apresentação em powerpoint ja feita
se tiver manda pra mim meu email e
rodrigoatual@oi.com.br,
desde ja agradeço vlw.....

Unknown disse...

Vc está de parabens, estou lendo um livro aqui no meu trabalho (ANP), e tive dúvidas em relação à essas fases, e suas definições fotam as melhores.
vc possui mais algum material a respeito de petróleo??
Se possuir, envia pra mim; leilasantiagoo@gmail.com

Desde já agradeço.

Anônimo disse...

Jari

Estou fazendo um curso de logística de petróleo e a sua explicação foi a melhor que já li, parabéns pela iniciativa.
Você deveria ser professor.

Graça e paz

Claudete Leme
claudeteleme@hotmail.com

Anônimo disse...

jr.

ola preciso da finalidade, fatores, importancia e função de upstream, midstream e downstream se poder ajudar ficarei grato!!!!

meu email: smrj01@hotmail.com

Danilo Cuzzuol Pedrini disse...

Está ERRADO!

Upstream é a extração de petróleo
Downstream é o refino do petróleo
Midstream são as atividades de estocagem, transporte e comercialização.

Unknown disse...

Qual e o tempo de cada etapa de exploracao upstream e downstream