quinta-feira, 26 de junho de 2008

Cursos gratuitos na Reduc oferecem 550 vagas

Rio, 11:15 19/6/2008 - Representantes da Petrobras assinam, nesta quinta-feira, 19 de junho, às 17h, na Reduc (Refinaria Duque de Caxias), dois convênios voltados para a capacitação gratuita de soldadores, caldeireiros, mecânicos de manutenção e eletricistas industriais, totalizando 550 vagas. Junto com o Programa Petrobras Jovem Aprendiz, os projetos ''Cidades da Solda'' e ''Centro Profissionalizante Duque de Caxias'' integrarão o Programa de Qualificação da Mão-de-Obra Local - PQMOL - da Reduc.

O projeto Cidades da Solda começou no município de Contagem (MG), em dezembro de 2005, e teve por objetivo qualificar mão-de-obra voltada ao atendimento da demanda crescente de profissionais para a indústria de petróleo e gás.

Atualmente, o estado de Minas Gerais conta com três Cidades da Solda (Contagem; Betim e Coronel Fabriciano). Também em São Paulo, está em funcionamento uma unidade em São José dos Campos (estruturada com apoio da REVAP - Refinaria Henrique Lage).

A unidade de Duque de Caxias será a quinta a implantar o projeto, só que com abrangência maior que as já implantadas, tendo em vista que desenvolverá aptidões de níveis básico, médio e avançado na área de soldagem. Está sendo estruturada, ainda, uma unidade em Mesquita, com previsão para início de atividades também no segundo semestre do ano.

O projeto Cidades da Solda adota a metodologia do Senai e tem duração de 300 horas de curso. As aulas serão ministradas no bairro de Campos Elíseos, seguindo as Normas Reguladoras vigentes.Até o momento, cerca de 250 soldadores estão formados. Em Contagem e São José dos Campos, 48 alunos estão em fase de treinamento. Betim e Coronel Fabriciano estão em processo de seleção de 60 alunos, que iniciarão as aulas em julho.

Já o Centro Profissionalizante vai formar profissionais nas áreas de Calderaria, Mecânica de Manutenção e Eletricista Industrial. Realizado em parceria com a Fundec (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Políticas Sociais e Cultura de Duque de Caxias), capacitará 300 alunos, com 25 em cada turma e duração prevista de sete meses. Para o amparo técnico-pedagógico, a Fundec formou aliança com o Cefet de Química, que ficará responsável pela metodologia do projeto.

7 comentários:

Unknown disse...

Olá jari sou teu aluno do curso evolução , meu nome é gilliard , ta lembrado ?
então , gostei muito desse post !
mas quero ti fazer uma pergunta !

como é que eu faço para fazer um desses cursos ?

queria muito saber !!

abraçoo até quinta !!

iii não esqueci a apostila !!


rsrsrs

Anônimo disse...

Oi Me interessei muito pelo curso queria saber se pode mulher fazer e como faço para me escrever neste curso pois estou ligando para o número da fundec eles falam que a reduc não assinou com eles ainda.

Desde ja agradeço.
Um Abraço
Sou Quezia fonseca você me conhece.
Faço parte da sua pagina do Orkut.
Por favor me responda o mais rápido que puder.

Anônimo disse...

oi jairo sou o ronaldo e pretento fazer um curso de soudador tenho 47 anos curso basico tenho 3 filhos e trabalho em solda eletrodo presiso muito desa vaga eque deus o abençoe obrigado

adailton_tf disse...

fala ae jari aqui é seu ex aluno Adailton da funcfet lembra?
pow como q faço para fazer um desses cursos ?
manda para mim a resposta para o meu email :adailton_tf@hotmail.com
vlw Jari abraço ...

Unknown disse...

Boa tarde amigo,gostaria de informações sobre o curso de soldador,se será ministrado em Campos Elízios e se tem pra iniciantes e como fazer a inscrição,tudo de bom e obrigado.

Unknown disse...

Boa tarde amigo,gostaria de informações sobre o curso de soldador naval: ele será ministrado em Campos Elizios,tem para principiante,qual os requizitos p/curso e como fazer a matricula. Tudo de bom e obrigado.

BlogdoJari disse...

Caro Claudemir,
Essa notícia é velha, isso ocorreu em 2008...
Sds,