terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Inaugurado o Centro de Integração do Comperj

O Centro de Integração do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) foi inaugurado hoje (21), pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa e a Prefeita de São Gonçalo Aparecida Panisset. Com três mil m² de área construída e capacidade para atender 370 alunos em até três turnos, o Centro deve capacitar até 30 mil moradores do entorno do complexo petroquímico.

Parte integrante do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), o Centro de Integração tem o objetivo de garantir o aproveitamento de trabalhadores locais na implantação do Comperj. Sua abrangência são os 11 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste): Itaboraí, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Niterói, Maricá, Magé, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá. Os alunos formados pelo Centro podem ou não trabalhar no projeto mas, após os cursos, podem candidatar-se a empregos em diversas empresas que devem instalar-se na região, atraídas pelo Comperj.

A qualificação da mão-de-obra local começou em 2007. Somente no primeiro ciclo, foram formados mais de três mil alunos em cursos gratuitos voltados à construção civil, ministrados em locais disponibilizados pelas prefeituras dos municípios do entorno do Comperj. Ao todo, porém, serão capacitados cerca de 30 mil moradores da região, em 60 categorias profissionais (82% em nível básico, 17% em nível técnico e 1% em nível superior). O terreno onde foi construído o Centro foi cedido pela Prefeitura de São Gonçalo.

Um processo seletivo em andamento totalizou cinco mil inscritos que fizeram prova no último domingo (18/01), para disputar as 350 vagas distribuídas entre os cursos de nível básico (encanador, montador e soldador de estrutura) e médio (encarregado de estrutura, topógrafo, desenhista projetista de tubulação e projetista PDMS). O resultado será divulgado em fevereiro e as aulas começarão em março. A estrutura física do Centro contará com auditório, biblioteca e laboratório de Informática.

Nenhum comentário: