segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Petróleo sobe com repercussão positiva das medidas tomadas pelo mercado financeiro internacional


Nova York, 13/10/2008 - 16h23 - Os preços do petróleo se recuperaram nesta segunda-feira, sustentados por um aumento do otimismo entre os investidores depois das várias medidas aprovadas mundo afora para enfrentar a crise e reestabelecer a confiança nos mercados, assim como por especulações sobre a produção da Opep.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em novembro terminou cotado a 81,19 dólares, em alta de 3,49 dólares. "Uma falta total de confiança foi substituída por uma pequena dose de confiança", indicou John Kilduff, da MF Global.

A aprovação pelos países da zona do euro neste final de semana de um plano de ação que compreende uma garantia dos empréstimos bancários e um possível recurso à recapitalização dos bancos suscitou o entusiasmo dos investidores e foi acolhido com euforia pelos mercados financeiros nas duas margens do Atlântico.

O Tesouro americano anunciou na manhã desta segunda-feira que está "colocando em prática um programa de compra de ações em uma ampla gama de instituições financeiras", como parte de seu plano de resgate bancário.

"Todos os mercados se recuperam. As massivas liquidações observadas na sexta-feira deram lugar a uma recuperação natural em relação a essas vendas exageradas", acrescentou o analista.

Na sexta-feira, o barril de cru em Nova York perdeu quase nove dólares, caindo a seu menor nível desde outubro de 2007, negociado a 77,70 dólares.

"É uma revisão do valor do petróleo, em vista de sua queda tão forte e tão rápida", estimou John Kilduff.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) por sua vez, pode responder à situação em sua reunião do dia 18 de outubro, em Viena. Os membros duros do cartel, como o Irã, já fizeram um claro apelo pela redução da produção para conter a queda dos preços e reequilibrar o mercado.

Nenhum comentário: