sexta-feira, 19 de setembro de 2008

“Por que vemos tantas notícias de que existem muitas vagas na área de petróleo, e na verdade quase não vemos anúncios para pessoas sem experiência?”

Realmente o paradoxo existe, mas cabe uma outra interpretação para o que vem ocorrendo neste momento no mercado.
Como você deve estar acompanhando, no mundo inteiro o mercado de petróleo se encontra em alta e com preços nas nuvens.
Esta tendência deverá permanecer por muito tempo, uma vez que o petróleo, como um recurso não renovável, já apresenta sinais claros de declínio de reservas.
Desta forma, as empresas globais estão procurando maximizar seus resultados, e para tal acirram a competição.
Este novo modelo de competição na indústria do petróleo está refletindo no mercado de trabalho, que apesar do crescimento, vem exigindo profissionais com capacitação e qualificação cada vez maior, que possibilitem respostas mais rápidas e refletidas nos resultados das corporações.
Todavia, existem outros segmentos em paralelo às grandes companhias petrolíferas que se encontram em larga expansão, necessitando de profissionais novos e com disposição para desafios.
Os novos profissionais qualificados e capacitados, mesmo sem muita experiência, devem buscar colocações em empresas de logística, estaleiros, certificadoras, gestão ambiental, etc.
Nestes segmentos de apoio às empresas de petróleo, principalmente no Brasil, deverão demandar em breve de um grande número de profissionais, sendo de fato necessário investir em profissionais recém formados, através de estágios e treinamentos específicos para atendimento das necessidades do mercado.

Nenhum comentário: