sexta-feira, 19 de setembro de 2008

PETROBRAS DESCOBRE MAIS PETRÓLEO NO PRÉ-SAL


Na semana passada, a Petrobras anunciou a descoberta de petróleo no poço batizado de Iara, no bloco BM-S-11 localizado na camada pré-sal da Bacia de Santos, próximo ao megacampo de Tupi.
Segundo a estatal, que é a operadora do bloco, com 65% de participação, em parceria com o BG Group (25%) e Galp Energia (10%), a estimativa de produção é de 3 a 4 bilhões de barris de óleo equivalente. Esta quantidade é o equivalente a um terço das reservas totais de petróleo do país, estimada em cerca de 13 bilhões de barris.

O óleo encontrado na região é leve, de boa qualidade, com densidade em torno de 30º API (American Petroleum Institute). Vale lembrar que quanto mais alto o grau, mais aproveitável é o óleo, e a escala API vai até 50º.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o Campo de Iara foi considerado a segunda maior jazida de petróleo da camada pré-sal já identificada no país e sua exploração deve começar em até dois anos.

De acordo com o ministro, há cerca de 30 dias, a Petrobras descobriu petróleo no Campo de Iara, mas não soube quantificar o que havia encontrado. “Após novas sondagens, a empresa concluiu que temos reservas gigantes de petróleo a cerca de 6.080 metros de profundidade, na camada pré-sal”, afirmou Lobão para a imprensa em Manaus.

Em nota a Petrobras disse que o consórcio dará continuidade às atividades exploratórias e investimentos nesta área através de um Plano de Avaliação de Descoberta a ser encaminhado à
ANP, conforme previsto no contrato de concessão, a fim de melhor caracterizar a jazida.

Além de Tupi e Iara, a Petrobras explora mais cinco outros blocos no pré-sal da Bacia de Santos, segundo especialistas, se fossem somados, os blocos poderiam atingir uma reserva de dezenas de bilhões de barris de petróleo.

Um comentário:

Unknown disse...

entendi agora essa parada de pré-sal.. !! abraçao jari !!

mateus(curso de sabado) 'olaria' rs