quarta-feira, 30 de julho de 2008

Meio Ambiente - Vicel lança projeto de Educação Ambiental

Secretarias de Educação das duas cidades são parceiras do Projeto em seu desenvolvimento

Pensando globalmente e agindo localmente, o Grupo Vicel lança no próximo dia 2 de julho o projeto "Águas tratadas, consciência limpa" voltado para alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental de escolas de Macaé e Rio das Ostras. Esse lançamento acontecerá às 21h no Teatro Municipal de Macaé com a exibição do espetáculo "Quando ando em pedaços - notas sobre a minha mãe", também patrocinado pelo Grupo (Leia mais sobre a peça abaixo).

O objetivo do projeto "Águas tratadas, consciência limpa" é promover através do conhecimento do ciclo das águas uma maior sensibilização e compromisso da população em relação à preservação do meio ambiente e o uso correto da água, e a necessidade de tratamento dos esgotos gerados pelas atividades humanas.

Em Macaé, o projeto abrangerá os ecossistemas da restinga, praia, mangue e mata, e envolvendo a comunidade do entorno através de seis escolas da rede municipal: Colégio Municipal Botafogo, Colégio Wolfango Ferreira; Colégio Samuel Brust; Colégio Joaquim Augusto Borges; Escola Municipal Jacira Durval e Ciep Municipalizado Nova Holanda.

Também compõe o escopo do projeto a valorização dos esforços e investimentos do Município no desenvolvimento de redes de coleta, de centrais de tratamento de esgotos e de interceptores oceânicos, como o de Rio das Ostras, e da Petrobras, que trata as águas servidas de suas plataformas de perfuração e de produção na Bacia de Campos. "Em ambos os sistemas, o municipal e o das plataformas offshore, a questão do uso da água e do tratamento dos esgotos é mais que uma questão de obrigação legal: é uma questão de consciência - Águas Tratadas. Consciência Limpa" - comenta Sergio Arruda, do Grupo Vicel.

O projeto será desenvolvido em quatro etapas que estimulam a participação intensiva dos estudantes para que todas as comunidades abandonem a posição passiva em relação aos problemas do meio ambiente. Também se tornem multiplicadores em defesa do uso correto e da preservação dos recursos hídricos e a necessidade do tratamento adequado dos resíduos das atividades humanas, inclusive dos esgotos sanitários, somando aos esforços de toda sociedade para criação da consciência mundial sobre o tema.

Projeto Piloto

O projeto piloto foi desenvolvido no ano passado em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio das Ostras no entorno de dois importantes ecossistemas aquáticos de Rio das Ostras: o Canal de Medeiros e a Praia da Tartaruga. Cinco escolas próximas a esses ecossistemas participaram do projeto:

- CIEP Municipalizado Mestre Marçal;
- E.M. Cidade Praiana;
- E.M. Fany Batista Esteves;
- E.M. Maria da Penha de Oliveira;
- E.M. Vereador Pedro Moreira dos Santos.

O público alvo foi composto pelos 350 alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, por seus familiares, educadores e a população Riostrense, com ações desenvolvidas a partir de agosto de 2007.No encerramento do ciclo piloto do Projeto, as escolas que participaram do projeto apresentaram uma peça teatral, uma música ou um poema, contando de forma bem criativa como o projeto foi desenvolvido nas escolas e na comunidade. Cada uma foi premiada com uma impressora doada pela Vicel.

Grupo Vicel

O grupo VICEL, empresa brasileira fundada em 1995, com sede desde março de 2006 na Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras (ZEN), é uma empresa especializada na fabricação, manutenção e reparo de equipamentos para geração de hipoclorito de sódio, e de unidades para tratamento de águas servidas, representando com exclusividade no Brasil as marcas do Grupo Americano SEVERN TRENT DE NORA: OMNIPURE, SANILEC e SEACLOR, alem de outros parceiros.

As unidades de negócios do Grupo VICEL suportam e aplicam as Normas de Qualidade e de Responsabilidade Social em suas relações com clientes, fornecedores, meio ambiente e comunidade.

Quando ando em pedaços

O espetáculo "Quando ando em pedaços - notas sobre a minha mãe" é um solo cênico com a atriz Paula Ferrão, que se utiliza das linguagens do teatro, da dança e da música no intuito de acessar o inconsciente.

Teve como inspiração a vida e a obra de Adelina Gomes, antiga paciente do Hospital Psiquiátrico de Engenho de Dentro (RJ), que traz com grande força de expressão em suas mais de 17.500 obras entre pinturas, desenhos e esculturas, a temática do arquétipo materno, seja em seu aspecto compassivo, seja em sua face mais devoradora.

"Quando me vejo múltipla, quando estou só e a um só tempo povoada de múltiplas presenças. Quando a música toma o lugar da palavra, quando o corpo quer falar, quando quero me desfazer pra me juntar de novo. Um mergulho peito adentro em busca da Grande Mãe em suas múltiplas manifestações, símbolo principal da própria representação do inconsciente."

Ficha Técnica
Atriz: Paula Ferrão
Direção: Lily Curcio e Abel Saavedra (Seres de Luz Teatro)
Cenário: Abel Saavedra
Luz: Abel Saavedra
Som (Música original): Edith de Camargo
Figurino: Daphne Cristina,
Fotografia: Márcia Teani ,
Pesquisa coreográfica: Holly Cavrell

Nenhum comentário: