terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

EXXON ANUNCIA DESCOBERTA DE PETRÓLEO NO PRÉ-SAL


A Exxon Mobil, maior petrolífera privada do mundo, anunciou a descoberta de petróleo na camada pré-sal da bacia de Santos, onde a Petrobras já possui reservas gigantes.
Na semana passada, a companhia comunicou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) que encontrou indícios de hidrocarbonetos no bloco BM-S 22, o único bloco da chamada área do pré-sal que ainda não havia sido perfurado.


“O poço pode chegar a ter um potencial equivalente ou superior a Tupi, onde a Petrobras já confirmou reservas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo”


De acordo com a Exxon, o poço batizado de Azulão-1 ainda não atingiu sua profundidade final, que deve chegar a 4,9 mil metros, segundo informe feito à ANP. Em nota oficial, a companhia afirmou ainda que vai iniciar a perfuração de um segundo poço na área, logo após a conclusão do primeiro.

Segundo especialistas do setor, é possível que haja mais detalhes sobre os volumes real do poço, que pode chegar a ter um potencial equivalente ou superior a Tupi, onde a Petrobras já confirmou reservas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo.

Entretanto, a Exxon informou que, nesta fase exploratória, a companhia não é obrigada a informar volumes descobertos. Após a confirmação, a companhia pode solicitar à ANP um prazo para avaliação da descoberta, comprometendo-se com a perfuração de novos poços.

Vale destacar que esta é a primeira empresa privada a encontrar petróleo na região do pré-sal. Esta é a única área na qual a estatal brasileira não é operadora, o que significa que ela não é a encarregada de todo o processo de prospecção, exploração e produção da commodity.

Por enquanto, a Petrobras já realizou nove descobertas no pré-sal. Em todas elas, os sócios estrangeiros possuem participação minoritária. A Exxon possui participação de 40% no BM-S 22. Também sócia do empreendimento, a norte-americana Hess detém o mesmo percentual: 40%. A companhia brasileira tem apenas uma fatia de 20% do projeto.

Nenhum comentário: