terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

BIODIESEL – O que é ?


Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que substitui total ou parcialmente o óleo diesel de fonte mineral nos motores de combustão interna de ciclo (movidos


a) diesel, como os de caminhões, tratores, ônibus e outros veículos, ou em motores estacionários, como os utilizados para geração de energia elétrica.

O biodiesel é um éster (produto da reação de um ácido, geralmente orgânico, com um álcool), diferentemente do diesel do petróleo que é uma n-parafina (ou Normal-Parafina, subproduto do petróleo processado nas refinarias).

O biodiesel é produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais, pelo processo de transesterificação, na presença de etanol ou metanol e catalisadores, gerando glicerina como subproduto deste processo.

Quanto à utilização, no caso do B5 (mistura de 5% de biodiesel e 95% de óleo diesel), por exemplo, pesquisas feitas pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) comprovaram que é praticamente impossível notar as diferenças de desempenho do motor em relação ao uso do óleo diesel puro.

A importância estratégica da produção do biodiesel para o país se dá na medida em que a regulamentação estabelece obrigatoriedades de mistura criando um “mercado cativo” de biodiesel, deslocando parte do diesel consumido no país. É importante lembrar que o consumo de diesel é crescente, mas o país ainda é importador desse produto. Portanto, o biodiesel ajudará na diminuição de remessa de divisas brasileiras para o exterior.Por Prof. Alexandre Guimarães

Nenhum comentário: