sábado, 20 de dezembro de 2008

P-53 começa a produzir na Bacia de Campos


A plataforma P-53, primeira unidade de produção instalada no campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos, começou a operar no domingo (30/11).
O equipamento é considerado estratégico para garantir a manutenção da auto-suficiência nacional em petróleo. A P-53 tem capacidade para produzir até 180 mil barris de petróleo do tipo pesado, de 20 graus API, por dia, e comprimir até 6 milhões de m³/d de gás.
A produção de petróleo dessa nova plataforma será escoada para terra por navios-petroleiros, por meio da Plataforma de Rebombeio Autônomo PRA-1 e do FSO Cidade de Macaé. Ela atingirá o pico de produção no primeiro semestre de 2010. Parte do gás produzido será consumida pela própria plataforma, como combustível para geração elétrica, e o restante será exportado para terra pela malha de gás da Bacia de Campos.
A P-53 está ancorada em local onde a profundidade dágua de 1.080 m e a 120 km da costa. Construída a partir da conversão do navio-petroleiro português Setebello, ela será interligada a 21 poços, sendo 13 produtores de petróleo e gás e oito injetores de água. A P-53 está equipada com o sistema "turret" (torre receptora das linhas flexíveis de produção, injeção, oleoduto e gasoduto e das linhas de ancoragem), com 26 metros de diâmetro e capacidade para receber até 75 linhas flexíveis.
A construção da plataforma, segmentada em módulos, foi contratada às empresas Keppel Shipyard, responsável pela conversão do casco e montagem do "turret"; SBM, que ficou encarregada do projeto e suprimento do "turret"; Rolls-Royce, responsável pelo módulo de geração de energia; DRVA, consórcio das empresas Dresser Rand e Vetco Aibel, que construiu o módulo de compressão; e QUIP S.A., consórcio formado pelas empresas Queiroz Galvão, Ultratec e IESA, responsável pelos módulos de separação de petróleo, tratamento de gás e utilidades, além da integração de todos os módulos ao navio.
A obra de integração da P-53 foi realizada, pela primeira vez, no estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul (foto), contribuindo para reaquecer as atividades industriais de uma área há muito ociosa.
Segundo a Petrobras, nos próximos seis meses entrarão em operação outras quatro unidades de produção. Serão instaladas nas bacias de Campos, Espírito Santo e Santos e contribuirão, também, para o crescimento da produção de petróleo e gás da companhia e do país. São elas:

Plataforma P-51, no Campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos;

FPSO Cidade de Niterói, no Campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos;

FPSO Cidade de São Mateus, no Campo de Camarupim, na Bacia do Espírito Santo;

FPSO BW Peace, no Campo de Tupi, no Pólo do Pré-Sal da Bacia de Santos.

Dados Gerais da P-53

Localização: campo de Marlim Leste, a 120 Km da costa

Capacidade de produção: 180 mil barris de petróleo por dia

Capacidade de compressão de gás: 6 milhões de m³ por dia

Capacidade de injeção de água: 245 mil barris de água por dia

Geração elétrica: 92 MW

Comprimento: 346 m

Acomodações: 160 pessoas

Poços produtores: 13

Poços injetores: 8

Nenhum comentário: