quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Petrobras e StatoilHydro confirmam descoberta de petróleo na costa baiana




Rio e Oslo, 22:21 (atualizado) - Indícios de petróleo foram encontrados em um poço de exploração no prospecto de Lua Nova, na bacia do Jequitinhonha, na costa da Bahia, informou a parceira norueguesa da Petrobras no bloco, a StatoilHydro, nesta terça-feira. A Petrobras (operadora) e a StatoilHydro são sócias com 60% e 40% , respectivamente.


A estatal brasileira confirmou, por meio de nota, a presença de hidrocarbonetos no poço 1-BRSA-669-BAS (1-BAS-147), localizado ao sul da Bacia do Jequitinhonha, em reservatórios arenosos acima da camada de sal. Sem revelar volume da reserva, a Petrobras também ressaltou, na nota, que a "descoberta indica o bom potencial daquela bacia".

"Foi confirmada a presença de reservatórios de petróleo em arenitos do período cretáceo superior. Mais perfurações e análises serão feitas para determinar se a descoberta tem um potencial econômico positivo", disse a StatoilHydro em nota.

"O poço será perfurado em maiores profundidades de acordo com o programa de exploração", disse a nota da multinacional.

Esse foi o primeiro poço perfurado em águas profundas na bacia do Jequitinhonha, com uma profundidade de 2.300 metros, afirmou a companhia norueguesa.
Essa é uma região de nova fronteira de exploração no Brasil e tem sido classificada como prioritária para a Petrobras, que chegou a deslocar equipamentos do pré-sal para a bacia do Jequitinhonha .

O poço, operado pela Petrobras, está na concessão BM-J-3. Esse bloco está localizado a 74 quilômetros da costa do Estado da Bahia, em lâmina d''água profunda, 2.354 m.

Os reservatórios descobertos são arenitos e estão situados a aproximadamente 3.630 m de profundidade. A extensão da jazida e sua economicidade serão avaliadas posteriormente em Plano de Avaliação a ser proposto à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), conforme determina o contrato de concessão.A Petrobras acrescenta na nota que a perfuração terá seguimento até profundidades maiores, conforme programação original.

Um comentário:

Anônimo disse...

Blog Show com várias oportunidades.